Descubra Quais os Tipos Mais Comuns de Diabetes?

Engana-se quem pensa que toda Diabetes é igual, embora, de uma forma geral, ela aconteça pela falta de insulina e/ou pela incapacidade da insulina exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose no sangue, porém, ela pode se apresentar de várias formas.

Então, confira abaixo as formas mais comuns de diabetes.

Tipos de Diabetes

Pré-diabetes

Então, como o próprio nome já sugere, a pré-diabetes é quando o paciente tem chances de desenvolver a doença, quando já há uma alteração do metabolismo, ou seja, quando os níveis de glicemia são mais elevados do que o normal, porém, não tão altos o suficientemente, para o diagnóstico de diabetes.

Ou seja, pré-diabetes é como um estado intermediário entre o saudável e a diabetes tipo 2.

Para o Diabetes tipo 1, no entanto, não existe pré-diabetes, já que como veremos a seguir, nesse tipo de Diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.

Diabetes tipo 1

Então, na diabetes tipo 1 o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina por um defeito do próprio sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. Cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes possuem o tipo 1.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 surge na combinação de dois fatores, a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina.

Na maior parte das vezes, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis. Porém, com o tempo a doença pode se agravar, principalmente, quando o paciente não controla a taxa de glicemia. Cerca de 90% dos pacientes com diabetes, possuem o tipo 2 da doença.

Diabetes gestacional

Outro tipo de diabetes, é a diabetes gestacional, que ocorre pela primeira vez durante uma gravidez, com o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando ao aumento nos níveis de glicose no sangue, e a doença pode, ou não, persistir após o parto.

Infelizmente, até os dias de hoje, ainda não se sabe causa exata desse tipo de diabetes.

Outros tipos de diabetes

Embora não muito comuns como os demais, ainda existem outros tipos de diabetes, geralmente, decorrentes de imperfeições genéticas associadas a outras doenças ou ao uso de alguns medicamentos, mas esses outros tipos de diabetes pode ser controlados usando o produto natural dialine que é ótimo para controlar a glicose. Outros tipos de diabetes podem ser:

  • Diabetes por defeitos genéticos:
    • na função da célula beta
    • na ação da insulina
  • Diabetes por doenças do pâncreas exócrino
  • Diabetes pelo uso de drogas ou produtos químicos

Prevenção

Prevenir é sempre melhor que remediar, portanto, principalmente, quem tem histórico familiar de diabetes, deve seguir essas recomendações:

  • Controlar o peso
  • Praticar atividade física regularmente
  • Controlar a pressão arterial
  • Não fumar
  • Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas